quinta-feira, 6 de maio de 2010

PROTESTO CONTRA O RACISMO NO BRASIL

Por Márcio de Souza
Esse post é um protesto. Um protesto contra o racismo e contra a falta de escrúpulo de alguns. Como já escrevi em outro lugar, o Brasil ainda é um país racista.
Mas veja só que paradoxo. O mesmo cara que atravessa a rua quando vê um negro mal vestido vindo em sua direção é o cara que vai fazer a inscrição pro vestibular alegando ser negro. A mesma menina que prefere ficar de pé no ônibus a sentar ao lado de um negro é aquela que vai apelar para sua cor "parda" pra entrar com mais facilidade na faculdade.
É, às vezes é conveniente ser negro, né? Mas quero ver é assumir a negritude independente de gozar de uma vantagem, apenas por orgulho de ser negro. Moreno, pardo, mulato, isso não existe, são todos negros amigão! Certa feita, um pastor amigo relatou um clássico do racismo velado. Ele entrou com sua filha numa farmácia e logo uma senhora se aproximou dela e disse: - Que moreninha linda! Logo ela respondeu: - eu não sou morena, sou negra! e a senhora retrucou: - De forma alguma, vc é morena... então o pastor entrou na jogada e fechou a conta com a seguinte frase: - Minha senhora, ela não ta dizendo que é negra? Então ela é negra e ponto final, não confunda a cabeça da minha filha, por favor.
Amigos leitores, o nosso país tem uma dívida para com os afrodescendentes gigantesca e que precisa ser paga, e não é se aproveitando da fragilidade do sistema de cotas por exemplo que essa dívida vai ser paga. Quatrocentos anos de escravidão não são quarenta segundos de depilação. A comunidade afro precisa receber mesmo o apoio de ações afirmativas como parte desse pagamento.


E no mais, tudo na mais santa paz!                                           FONTE: PÚLPITO CRISTÃO






2 comentários:

  1. Ótima postagem, abaixo o racismo,abaixo a negação do racismo, abaixo falta de discussão sobre o assunto no meio evangélico!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. A PAZ DO SENHOR!
    COM TODA CERTEZA TEMOS QUE,COMO EVANGÉLICOS,DAR O MELHOR DE CADA UM DE NÓS PARA COMBATER O RACISMO.

    EM CRISTO,
    MARIO CESAR

    ResponderExcluir

SINTA SE A VONTADE PARA COMENTAR

Postagem em destaque

O importante é que Deus seja glorificado

  Por Mário César de Abreu "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus."(I ...