segunda-feira, 24 de maio de 2010

QUEBRA DE MALDIÇÃO?

Se precisamos quebrar maldições de nossa ascendência para sermos felizes, então o sangue de Jesus não é suficiente para nos outorgar uma nova vida


A falácia de que o salvo em Cristo precisa quebrar maldições hereditárias, em campanhas, “encontros tremendos” ou mediante contribuições financeiras, está confundindo muitos irmãos. E esse falso ensinamento tem sido propagado por “gente grande”, pregadores famosos, telefigurões com poder de convencimento sobre os incautos, pessoas incapazes de exercer discernimento devido à falta de conhecimento bíblico (Os 4.6; Mt 22.29).

Sabemos que o Evangelho é simples: para ser salvo e abençoado, basta crer em Jesus, confessá-lo como Senhor (Jo 3.16; Rm 10.9-10) e perseverar em segui-lo (Mt 24.13; 1Co 15.1-2), vivendo em santificação (Hb 12.14). No entanto, há enganadores querendo complicar a simplicidade do Evangelho (2 Co 11.3-4). É como se dissessem: “Se podemos complicar, por que simplificar?”


O que é a falsa doutrina da maldição hereditária? É o ensinamento baseado na crença extrabíblica e antibíblica de que, além das doenças decorrentes de uma predisposição genética, males espirituais são transmitidos de avô para neto, de pai para filho, etc. E esses males só poderão ser quebrados mediante um “trabalho” específico de libertação... Ora, somente o Senhor Jesus, por meio de sua graça e verdade, liberta o ser humano. Não são necessárias fórmulas e receitas para alguém se libertar de supostas maldições hereditárias.


Alguém poderá argumentar: “Há passagens bíblicas, como Êxodo 20.5, que não deixam dúvidas quanto à existência da maldição hereditária”. Mas cada passagem da Bíblia deve ser analisada com base no contexto. Você sabe o que é isso? Quem interpreta a Bíblia com seriedade, sabe que há pelo menos sete tipos de contexto: o geral, o imediato, o remoto, o referencial, o histórico, o literário e o cultural. A Bíblia é análoga. Não podemos aplicar um versículo à nossa vida sem antes entender a sua significação à luz do contexto.


Nesse caso, se acreditarmos que Êxodo 20.5 aplica-se a nós, teremos de admitir que fomos tirados do Egito, literalmente, nos dias de Moisés! Constate isso lendo os versículos 1 e 2. Esse mandamento e as punições extensivas às gerações dos seus infratores foram endereçados aos israelitas, e não a nós! Os mandamentos da Bíblia se dirigem a três povos: judeus, gentios e cristãos (1 Co 10.32), e não devemos interpretá-los a bel-prazer. É a Palavra de Deus que deve nos guiar (Sl 119.105).


Os propagadores da maldição hereditária costumam mesclar conceitos e metódos psicoterápicos com a Bíblia. No entanto, embora a psicologia tenha o seu valor como ciência, a chamada “psicoterapia cristã” é um jugo desigual (2 Co 6.14). Quem cura o nosso íntimo, libertando-nos do passado, é o Senhor Jesus (Jo 8.32,36; Lc 4.18). Segue-se que a psicologia é até útil, desde que não queiramos associá-la à obra do Espírito Santo.


Alguns defensores da heresia em análise têm afirmado que o simples fato de alguém ter recebido de seus pais um nome com significado negativo é suficiente para que tenha uma vida de derrota. Se alguém se chamar Maria das Dores, por exemplo, precisa quebrar essa maldição e se apresentar com outro nome! Ora, se precisamos quebrar maldições de antepassados, para que serve o sangue de Jesus, que nos purifica de todo pecado (1 Jo 1.7)? E a nossa santificação diária (Hb 12.14), para nada contribui?


Se os erros que cometemos se devem a fatores hereditários, por que a Bíblia diz: “Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos” (Cl 3.9)? Que culpa tem um servo de Deus do presente cujo avô foi um mentiroso inveterado? Precisamos lutar é contra a nossa própria natureza (Hb 12.4; Gl 5.17) e permanecermos firmados em Cristo. Afinal, “nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus” (Rm 8.1). E: “se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Co 5.17).


Amém?


Ciro Sanches Zibordi
FONTE:

7 comentários:

  1. A PAZ DO SENHOR!
    AMADOS IRMÃOS EM CRISTO,É DE SUMA IMPORTÂNCIA ESTARMOS ATENTOS A TODAS AS HERESIAS E FÁBULAS CRIADAS PELOS HOMENS E ATÉ POR HOMENS QUE ESTÃO NO MEIO EVANGÉLICO,ALGUNS ATÉ DE NOME;É SIM URGENTE NOSSA VIGILÂNCIA PARA ALERTAR OS DESAVISADOS.
    EM CRISTO,
    MARIO CESAR

    ResponderExcluir
  2. Amém!

    Glória a Deus por sua vida e trabalho no Senhor.

    Que Deus continue a lhe revelar a sua Palavra.

    ResponderExcluir
  3. A PAZ DO SENHOR,
    REALMENTE,SALVIANO,DEVEMOS SEMPRE FAZER COMO OS CRENTES DE BERÉIA CONF ATOS 17.11, E CONFIRMARMOS NAS ESCRITURAS O QUE ELAS ENSINAM E NÃO DARMOS OUVIDOS A PALAVRAS DE HOMENS,MUITOS DOS QUAIS,ENGANADORES PREGANDO DOUTRINAS DE DEMÔNIOS CONF. I TIMOTÉO 4.1

    ResponderExcluir
  4. BOA NOITE, AMADO DO PAI! OBRIGADA PELA VISITA E PELO COMENTÁRIO GENTIL. E MAIS UMA VEZ ESTOU AQUI, EDIFICANDO-ME COM SEUS TEXTOS E POSTAGENS. QUE O SENHOR DEUS CONTINUE TE FAVORECENDO COM A ELOQUÊNCIA TÍPICA DOS QUE SE ALIMENTAM DA PALAVRA, GENUINAMENTE. UM ABRAÇO A TODA FAMÍLIA "ABREU"

    ResponderExcluir
  5. A PAZ DO SENHOR QUERIDA IRMÃ EDNA!

    OBRIGADO POR TER PASSADO POR AQUI E QUE DEUS EM SUA INFINITA SABEDORIA CONTINUE NOS ABENÇOANDO E DANDO NOS FORÇA PARA DEFENDERMOS E PREGARMOS O VERDADEIRO,PURO E SIMPLES EVANGELHO.

    EM CRISTO,
    MARIO

    ResponderExcluir
  6. Olha, sem querer contradizer o belo texto que, cara, eh bom mesmo. Eu sou uma das pessoas que acreditam que maldicoes hereditarias devem ser quebradas. Nao por "trabalhos" mas sim por um processo de libertacao, que implica em muitissima oracao! Tenho caso de maldicao hereditaria na minha familia, em uma geracao apos a minha! Entao, nao poderia ser contra. Mas concordo com o autor quanto as fabulas criadas a cerca desse processo da quebra da maldicao. Copo em frente a TV, radio, e afins nao resolve. Rosa ungida muito menos. Amuletos nao tem poder, oracao sim!
    Vivamos segundo as ordenancas de Cristo e sejamos livres de todoo o mal! Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.
    1 João 5:18

    ResponderExcluir
  7. A PAZ DO SENHOR QUERIDA!

    NÃO SEI QUAL O TIPO DE MALDIÇÃO HEREDITÁRIA A IRMÃ TEM OU PENSA TER, EM SUA FAMÍLIA MAS VEJA,VOCE MESMO CITOU O VERSÍCULO ACIMA QUE FINALIZA ..E O MALÍGNO NÃO LHE TOCA.

    ENTÃO AMADA,SE ALGUÉM JULGA TER UMA MALDIÇÃO,O MALIGNO O ESTÁ TOCANDO O QUE SIGNIFICA QUE ESTA PESSOA NÃO É NASCIDA DE DEUS. O PROCESSO DE LIBERTAÇÃO CONSISTE UNICAMENTE EM ACEITAR AO SENHOR EM ARREPENDIMENTO SINCERO,NASCENDO DE NOVO.

    EM CRISTO,

    MARIO CESAR DE ABREU

    ResponderExcluir

SINTA SE A VONTADE PARA COMENTAR

Postagem em destaque

O importante é que Deus seja glorificado

  Por Mário César de Abreu "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus."(I ...