sexta-feira, 10 de maio de 2013

ENTENDENDO O EVANGELHO DE CRISTO JESUS

Por Mário César de Abreu

Amados,quando conheci o evangélho,eu tinha 15 anos de idade e como minha família não era crente, foi um susto para meus pais porque naquela época existia uma diferença muito grande entre o crente que seguia o verdadeiro cristianismo e as outras religiões. Nossa fé ,quando legítima, escandaliza o mundo-"Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus."  (I Coríntios 1 : 18)
Quero discorrer  aqui,sobre este  evangélho puro e eficaz do Senhor Jesus que me foi apresentado e que se encontra na bíblia.

Temos vivido momentos difíceis pois hoje, se tem ensinado um "outro evangelho" o qual na verdade, não é outro como diz o apóstolo Paulo em sua carta aos gálatas:"O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo."  (Gálatas 1 : 7);como vemos, na época de Paulo já existia "alguns" que queriam "transtornar" o evangelho e Paulo adverte:"Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema."  (Gálatas 1 : 8)  anátema (latim eclesiástico anathema, -atis, do grego anáthema, -atos, oferenda, coisa maldita, maldição) maldito, excomungado.
O apóstolo deixa claro que se ele mesmo ou um anjo ou qualquer outro ensinar um evangélho distorcido com acréscimos ou decréscimos deverá ser maldito e excluido do meio cristão e estará sujeito ao juízo de Deus. Ele reforça logo em seguida:"Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema."  (Gálatas 1 : 9).

Quando eu disse que os dias hoje são difíceis, me refiria aos ensinamentos errados sobre Deus e o evangélho; ensinam em muitos lugares que se pode comprar as bençãos do Senhor com ofertas,ensinam que devemos "determinar" a benção e a vitória e vivem nos dizendo que devemos "lançar" aos ouvidos de Deus versículos e mais versículos da bíblia que falam de alguma promessa que Ele nos fez. Este não é o evangélho que conheci,este é o evangelho adulterado que é pregado por homens que estão sob o juízo do Senhor e segundo Pedro,logo serão destruídos:  Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.(2 Pedro 2:1).

Falemos enfim, do verdadeiro evangélho,aquele que salva,liberta e também traz ao homem a conciência de seus deveres diante de Deus. A palavra evangélho vem do grego e significa "boa notícia" e a boa notícia é esta: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."  (João 3 : 16).O evangélho é a mensagem de salvação que temos em Jesus Cristo.

 Para entender melhor esta mensagem,temos que entender por que o homem precisa de salvação. A bíblia ensina que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1:27) mas,desobedeceu a Deus (Gênesis 3) separando se assim do Senhor,seguindo o seu próprio caminho, tornando se um pecador e portanto está condenado a passar a eternidade longe da presença de Deus. Veja o que a bíblia diz:"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;"  (Romanos 3 : 23);"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor."  (Romanos 6 : 23).

A única esperança do homem é Jesus, não existe em nós força,bondade e justiça suficientes para conquistarmos a salvação por nós mesmos; somos devedores à Deus,merecemos o castigo pois nos rebelamos contra o Criador que é Santo e Justo e não aceita o pecado.

Agora sim a mensagem de salvação do evangélho faz sentido. Deus em sua infinita misericórdia mandou Seu Filho,Jesus Cristo, que morrendo na cruz, pagou nossa dívida e tem o poder de  nos levar de volta à comunhão com o Senhor,basta nos ter fé,crer em Cristo e sua obra por nós:"Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;"  (Romanos 5 : 1).

Tendo paz com Deus começamos uma nova vida: "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."  (II Coríntios 5 : 17),que inclui guardar Sua palavra:"Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele."  (João 14 : 21) que inclui também,trilhar caminhos retos:"Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores."  (Salmos 1 : 1).

Amados, não podería deixar de falar da ressurreição do Senhor Jesus que nos garante a vitória sobre o pecado e a morte,que nos abre as portas para o reino de Deus, a ressurreição de Jesus nos mostra entre outras coisas,que Deus aceitou o sacrifício substitutivo de Jesus por nós e estamos livres da ira de Deus,basta crer. E aconteceu que, estando elas muito perplexas a esse respeito, eis que pararam junto delas dois homens, com vestes resplandecentes. E, estando elas muito atemorizadas, e abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram: Por que buscais o vivente entre os mortos? Não está aqui, mas ressuscitou.(Lucas 24:4-6a)

Leia mais sobre este evangélho na bíblia,a Palavra de Deus e descubra as bençãos que Ele tem para aqueles que o buscam e o adoram.

Em Cristo,
Mário César de Abreu

2 comentários:

  1. Oi,abençoamado,
    Paz

    Ainda vou ter esta mestria ao escrever. rsrs
    Estudo maravilhoso, mirífico!
    O objetivo proposto pelo título da mensagem foi alcançado em razão do raciocínio (SLE) sequencial/lógico/esclarecedor, amparado pelas verdades escriturísticas contidas nas narrativas bíblicas citadas.
    Distribua o meu carinho entre você, Damaris, Priscila, Fábio e Tiago.
    Eis uma boa nova:
    Meu CD, já bastante encomendado, será lançado ao início de julho. Quantos eu separo para o amigo? rsrsrs.
    Lembrando, sempre, a Cruz
    Alberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amado Alberto, a Paz do Senhor!

      Fico feliz que o irmão e amigo tenha feito a crítica ao texto dando seu parecer favorável,vindo de ti,escritor por excelência,é um momento especial para mim.
      Com certeza distribuirei o seu carinho com os meus amados e eles ficarão felizes e retribuirão.
      Não posso deixar de dizer que a nossa amizade, que tenho como "única", é uma benção de valor inestimável.

      Dê meu abraço fraterno à sua amada família.

      Em Cristo,
      Mário

      P.S. Quanto ao cd, que saia logo ,estaremos pedindo para separar a nossa cota para além de apreciarmos,abençoarmos a outros com este rico louvor espiritual.

      Excluir

SINTA SE A VONTADE PARA COMENTAR

Postagem em destaque

O importante é que Deus seja glorificado

  Por Mário César de Abreu "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus."(I ...