segunda-feira, 1 de junho de 2015

APOSTASIA

Resultado de imagem para imagem para apostasia


Por Mário César de Abreu

 ​Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, 1Tm 4:1

Apostasia: (em grego antigo: απόστασις [apóstasis], "estar longe de") tem o sentido de um afastamento definitivo e deliberado de alguma coisa, uma renúncia de sua anterior fé ou doutrinação. Ao contrário da crença popular, não se refere a um mero desvio ou um afastamento em relação à sua  e à prática religiosa. Pode manifestar-se abertamente ou de modo oculto.(wikipedia)

Amados,senti a forte necessidade de escrever sobre este tema devido ao momento que estamos vivendo, no qual  a apostasia já se manifesta em massa,na minha opinião,fato este, que tem sido ignorado por muitos.

As pessoas não precisam sair das igrejas para apostatar,elas podem e estão trazendo para dentro de suas denominações,na pessoa do seu líder ou até de membros,costumes estranhos à fé cristã. Estão praticando um outro evangelho,uma imitação "barata" que é doutrina de demônios. Isto já é apostasia que de um modo dissimulado se instalou no meio do povo evangélico.

Muitas denominações e comunidades evangélicas  se descaracterizaram completamente,tomando uma forma totalmente mundana. Outras, por sua vez, estão divididas entre a fé e o mundo e nelas podemos observar episódios que envergonham o evangelho. Aqui na cidade,onde resido,por exemplo, tem um pastor que cancelou o culto de sábado à noite para usar o salão anexo ao templo, para uma festa pessoal de membros, afirmando que o culto "atrapalharia" o evento; será que preciso falar mais alguma coisa de tal pastor e do comportamento de todos os envolvidos? Não fica evidente que estão bem mais próximos da apostasia do que imaginam?  Será que eles estão conscientes da transgressão contra Deus?   O que seria necessário para que  percebessem que foram pedra de tropeço para aqueles que foram impedidos de prestarem o culto a Deus por causa de  uma festividade particular de alguns outros membros da mesma congregação? 

Temos  também aqui na cidade, um outro caso de desvios doutrinários muito sérios de um velho pastor que embora tenha nascido no evangelho,juntou se à seu genro e começaram em Sorocaba e aqui em Capão Bonito, uma comunidade evangélica há alguns anos  atrás e que hoje reivindicam ser um "ministério apostólico" tendo um falso apóstolo como lider. Veja o que disse o apóstolo Paulo enfrentando o mesmo problema no primeiro século:   ​"Porque os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo. ​E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. ​Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras. 2Co 11:13-15"

Eles têm também práticas judaizantes como idolatria a Israel,toque de  shofar no culto,etc.  O pior é que estão levando muitos a fazerem aquele tal ENCONTRO SECRETO cheio de heresias e doutrinas de demônios e ainda cobram R$150,00 por pessoa participante. Lá eles  criam confusão na mente de incautos e desavisados que ficam um fim de semana em aprendizado e  práticas  que NEGAM a suficiência da a obra redentora de Cristo.

Nesta mesma comunidade, ainda praticam a chamada reunião de libertação e quebra de maldições  que é outra coisa que desconsidera o poder absoluto que tem a morte e ressurreição do Senhor Jesus para nos salvar e libertar de todo mal. Mas veja o que disse Paulo sobre Cristo e sua obra na cruz: "​tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz; ​e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.  Col 2:14,15"

  Amados,não há condenação e nem maldição para aqueles que estão em Cristo,que entregaram suas vidas a Ele. O diabo e seus demônios foram derrotados e expostos ao desprezo público.Esta é uma linguagem militar que Paulo usa comparando a derrota de satanás com as dos reis que perdiam as batalhas e que eram despojados de seus bens e de suas armas e ainda eram humilhados em desfile publico. Cristo já esmagou a cabeça da serpente,o diabo,que é inimigo vencido e nada pode contra os filhos de Deus; Olha só o que o apóstolo João nos disse:"  ​Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca.1Jo 5:18"
 Satanás aguarda o  dia do Juízo final para ser lançado no lago de fogo,a sua derrota é irreversível e é para lá também, que vai todo aquele que, definitivamente, apostatar da fé.
E sobre o poder do Senhor Jesus veja este versículo:
 "E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. 2Co 5:17"

Estes, foram apenas dois exemplos para ilustrar que a apostasia está entre nós e que onde ela ainda não reina absoluta, já está causando episódios isolados que nada tem a ver com cristianismo senão com interesses pessoais e outras coisas que não são concernentes ao reino de Deus


A falta de visão teológica,o abandono às Escrituras e o desprezo pela Sã Doutrina, tem assolado a igreja(denominações) no Brasil e no mundo. Estes dias eu ouvi um "pregador" em um culto de domingo, fazer comentários desmerecendo a hermenêutica e a exegese bíblicas que são as ferramentas para a interpretação do texto sagrado; em seus comentários, ele deu somente  ênfase à oração para que Deus fale aos corações. Para mim, isto é um total desconhecimento de causa pois, Deus só vai falar aos corações através de Sua  Palavra e como falará se for a mesma apresentada incorretamente por um "pregador" que não leva em conta a correta interpretação do texto?

 Muito se fala sobre Deus, mas não há pleno conhecimento da verdade;as fábulas e os muitos "doutores" tentam destruir o conjunto de valores e dogmas da verdadeira fé cristã que é o evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. 
O sincretismo religioso (mistura de crenças),a teologia da prosperidade,confissão positiva,triunfalismo e outras coisas do gênero, estão tão arraigados no meio das denominações evangélicas  que precisaríamos de uma total reforma para eliminar todo o mal que adentrou às nossas portas. 

Para não me alongar em uma só postagem, paro por aqui e fica o  alerta que embora, alguns deixem as igrejas apostatando e não mais querendo a Cristo, a apostasia está também dentro das nossas igrejas.  Lembremo-nos das palavras do Senhor Jesus: Lc 18:8b .......Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?

Em Cristo,
Mário César de Abreu
Bacharel em teologia e apologista cristão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SINTA SE A VONTADE PARA COMENTAR

Postagem em destaque

O importante é que Deus seja glorificado

  Por Mário César de Abreu "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus."(I ...