terça-feira, 20 de agosto de 2024

Cristo, o sumo pontífice da igreja

 


“Eu também te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja”  (Mt 16l18)

Este é um dos textos mais importantes das Escrituras, porque de sua correta interpretação depende o futuro do cristianismo. Tem sido motivo de acirrados debates desde as mais priscas eras, a identidade da pedra sobre a qual a igreja está edificada. Três são as principais interpretações ao longo da história: Pedro, a declaração de Pedro e Cristo. Há na língua grega uma espécie de trocadilho entre as palavras Pedro e Pedra. “Pétros” é fragmento de pedra, enquanto “Pétra” é rocha inabalável. O contexto mostra que Jesus não está se referindo a Pedro, mas a si mesmo quando fala do fundamento da igreja. Quatro são as afirmações de Jesus no texto em tela: Jesus é o fundamento da igreja, o dono da igreja, o fundamento da igreja e o protetor da igreja. A igreja não está edificada sobre um homem, mas sobre o Filho de Deus!

A afirmação de que Pedro foi o primeiro papa e todo papa é um legítimo sucessor de Pedro, carece de base bíblica, teológica e histórica. Pedro nunca foi bispo da igreja de Roma nem mesmo o bispo universal da igreja. Pedro jamais se considerou um papa, mas um presbítero entre outros presbíteros. Jesus e não Pedro é o sumo pontífice da igreja. O termo “sumo pontífice” significa “supremo construtor de pontes ou supremo mediador”. A Palavra de Deus diz que há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem (1Tm 2.5). O próprio Jesus afirmou que “ninguém pode ir até o Pai a não ser por ele” (Jo 14.6). Jesus é o grande Sumo Sacerdote que está à destra de Deus intercedendo por nós. Ele é o Advogado, o Justo.

Procurar chegar até Deus por intermédio de outros mediadores é uma afronta o pontificado exclusivo de Jesus, pois ele é o Caminho para Deus, a porta do céu, o único Mediador entre Deus e os homens. O véu do templo foi rasgado de alto a baixo. Não precisamos mais recorrer a um mediador humano para chegarmos até Deus. Agora, temos livre acesso ao trono da graça. Fomos constituídos reino e sacerdote.

Jesus é o cabeça da igreja, ele a governa. Jesus é o Salvador da igreja, ele a salva. Jesus é o Senhor da igreja, ele a comanda. Jesus é o pastor da igreja, ele a apascenta. Jesus é protetor da igreja, ele a protege. Jesus é o Sumo Sacerdote da igreja, ele intercede por ela. Jesus é o noivo a igreja, ele voltará para ela. Jesus é tudo em todos. Tudo no tempo e na eternidade. Tudo no Antigo e no Novo Testamento. Tudo na igreja e na história. Tudo na terra e no céu. Ele é o amado da nossa alma, o nosso glorioso Redentor, a nossa esperança, a nossa paz, a nossa alegria. Ele é o Sumo Pontífice da Igreja e não há outro!

Rev. Hernandes Dias Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SINTA SE A VONTADE PARA COMENTAR

Postagem em destaque

Cristo, o sumo pontífice da igreja

  “Eu também te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja”   (Mt 16l18) Este é um dos textos mais importantes das Es...