quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Algumas considerações sobre os "evangélicos"



Amados, diante de tantos acontecimentos contemporâneos que envergonham o evangelho e na sua maioria vindo de pessoas que se dizem evangélicas,é preciso fazer uma consideração a respeito do que significa  o termo  evangélico,será que é sinônimo de crente ou cristão? O que significa "ser" evangélico? 
Pois bem,na  bíblia lemos:"E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos."  (Atos 11 : 26),naqueles dias em que os discípulos foram chamados de cristãos,o motivo não era de receber honra ou admiração,pelo contrário, eles foram chamados assim porque seguiam e ensinavam a mensagem  do Senhor Jesus Cristo,a mensagem do evangelho  e fazendo isso eles eram motivo de zombaria e escárnio pois a maioria não via Jesus como o filho de Deus e perseguiam quem nele tinha sua fé.
Isto posto e antes de considerar o termo "evangélico" é preciso entender que se hoje ser chamado de evangélico ou se dizer evangélico "esta na moda e é bonito", naqueles dias do texto de Atos,era ser alvo de perseguições e sofrimento.

Para se entender melhor o uso do termo evangélico que obviamente vem de evangelho é bom relembrar um pouco da história do protestantismo.

"O Protestantismo é um dos principais ramos do cristianismo. Este movimento iniciou-se na Europa Central no início do século XVI como uma reação contra as doutrinas e práticas do catolicismo romano medieval. Os protestantes também são conhecidos pelo nome de evangélicos. No entanto, no contexto brasileiro, o nome 'protestante' deve ser usado mais corretamente para se referir às igrejas oriundas da Reforma Protestante, como a Presbiteriana, a LuteranaAnglicana e Batista (esta última, em parte); e o termo 'evangélico' é mais utilizado para se referir aos pentecostais e neopentecostais. (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre)" (editado)


Vê se então, que para diferenciar se das denominações tradicionalmente chamadas de protestantes,outras denominações e comunidades usam o termo evangélico e as denominações protestantes por sua vez,sempre se utilizaram além do termo protestante, do termo "crente"; de qualquer forma, os termos crente,protestante,evangélico ou cristão  teoricamente, são a mesma coisa ou seja :nome dado às pessoas que seguem o cristianismo, que guardam ou deveriam guardar os ensinamentos do evangelho,as boas novas trazidas por Jesus, o ensinamento de que seu sacrifício vicário na cruz do calvário, trouxe salvação ao pecador que se arrepende e se volta para Deus.

Voltando ao início da postagem onde mencionei que no meio chamado "evangélico" se tem visto muitos acontecimentos que envergonham o evangelho, abusos e erros doutrinários como por exemplo a teologia da prosperidade, confissão positiva,o envolvimento de lideres religiosos em escândalos políticos,entre outros,o show gospel feito por cantores que querem fama e dinheiro mas, de  cristianismo nada entendem, entre outras coisas, gostaria eu de afirmar que a diferença entre o trigo e o joio ou seja, entre as pessoas que professam uma fé verdadeira  em Jesus e aquelas que embora professam,não vivem o evangelho, está no "novo nascimento" ou nascimento do alto" "Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus."  (João 3 : 3).

Amados ser nascido de novo é ter sido regenerado pelo poder do Espirito Santo,"Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,"  (Tito 3 : 5) é ser nova criatura em Cristo,"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."  (II Coríntios 5 : 17)é ter no coração a fé genuína que só o Espirito pode conceder. Quem verdadeiramente está nesta condição serve a Deus de coração sincero e não importando se é chamado ou utiliza o nome de cristão,protestante,crente ou evangélico,não se rende aos costumes mundanos mas, persevera nos ensinamentos do Senhor Jesus.("Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;"  (João 8 : 31).

Concluindo: observando os fatos lamentáveis que tem sido manchete todos os dias envolvendo a muitos dos que se auto intitulam  envangélicos, posso afirmar que estes não tem nada a ver com o evangelho mas,usam um nome que como eu já disse se tornou modismo nacional e mundial também.
E você já nasceu de novo?

Pense nisso!

Em Cristo,
Mário César de Abreu

3 comentários:

  1. MUITO BOM O BLOG, PESQUISANDO SOBRE SITE QUE ESTÃO ALERTANDO SOBRE ESSAS NOVELAS, ACHEI ESSE. ACHO MUITO IMPORTANTE NESSA ALTURA DO''CAMPEONATO'' COMBATERMOS O MUNDANISMO QUE TEM ACERTADO A MUITOS CRISTÃOS. FICO IMPRESSIONADO COMO TEM SIDO UMA ''FEBRE ESSA NOVELA AV. BRASIL, NO MEIO EVANGÉLICO. CONHEÇO TANTOS PENTECOSTAIS QUE NÃO PERDEM UM CAPITULO. VENDO IMAGENS DESSA TRAMA, ME ENVERGONHEI, PARECIA CENA DE FILME PRONOGRAFICO. CONVIDO O IRMÃO PARA PARCERIA NO BLOG, ESTOU ALERTANDO CONTRA AS INFLUENCIA DA MÍDIA E A FRIEZA DOS ÚLTIMOS DIAS. PAZ DE CRISTO. http://rblog1000.blogspot.com.br/2012/10/pornografia-pura-na-globo-em-pleno.html

    ResponderExcluir
  2. PAZ MEU IRMÃO!!

    OBRIGADO POR VISITAR O SITE E DEIXAR SEU COMENTÁRIO;ESTAREI VISITANDO O SEU PARA JUNTOS DEFENDERMOS O EVANGELHO QUE É O MEU OBJETIVO PARA QUE AS PESSOAS POSSAM CONHECER A CRISTO.

    EM CRISTO,
    MARIO

    ResponderExcluir

SINTA SE A VONTADE PARA COMENTAR

Postagem em destaque

O importante é que Deus seja glorificado

  Por Mário César de Abreu "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus."(I ...